Sempre tive Fé. Todos os dias rezava, rezo e rezarei. Tenho as minhas fraquezas, as minhas faltas de disciplina, por vezes cedo às pequenas tentações do dia-a-dia, mas penso que nunca me faltou o Dom da Fé.

A existência de Deus, a Sua presença na minha vida e a intercessão do Espírito Santo nas minhas concretizações, sempre foram factos que pude verificar, mais ainda que sempre pude sentir – de facto, sinto-O na minha vida, como sinto quando estou de olhos fechados que os meus filhos me tocam nas mãos.

Contudo, sempre vi a minha Fé e a prática de uma religião (porque todas as Religiões têm esse denominador comum) como um convite a ser um Homem Novo, isto independentemente da promessa da Vida Eterna.

Urge lutar contra um Mundo cheio de injustiça, de desigualdades, de falta de Fé, dos falsos deuses, do capitalismo exacerbado que leva a praticarmos uma vida desequilibrada, na qual não temos tempo para nada...

Mas, na vida vamos experimentando vivências e acontecimentos que nos fazem evoluir, crescer e mudar.

A morte do meu irmão Pedro, que muito me magoa, não me leva a uma situação de falta de Fé. Pelo contrário, leva-me a aumentar a minha Fé.

Em termos factuais, traz-me, de forma bem dolorosa, a consciência da morte.

Sucede que não é concebível um Deus de Amor – considerando-O na sua tripla vertente da Santíssima Trindade – que leva um filho por maldade. Nenhum pai faz mal ao seu filho. Nenhum irmão cheio de Amor faz mal ao seu irmão, e o Amor (Espírito Santo) é a própria negação do mal.

O único revés da morte do meu querido irmão Pedro, é que Deus chama à minha atenção, bem como àqueles que queiram ver, que a Vida Prometida não é um horizonte longínquo que só chegará um dia, mais tarde, daqui a muitos anos.

A nossa passagem pela Vida térrea é efémera e, fruto da nossa fragilidade da condição Humana, podemos ser chamados a qualquer momento à presença do Senhor.

Ora, esta verdade irrefutável obriga-nos a ser o Homem Novo todos os dias e a todos os minutos.

O meu irmão, com as suas fraquezas e limitações, procurou, a sua maneira, ser um Homem Novo. Estou certo que ele foi levado à presença do Senhor.Resta-me, com a Sua ajuda, procurar ser o Homem Novo preparando-me para o momento em que Ele me chame.