Altura, profundidade, largura...

Altura, profundidade, largura... Estas três dimensões estão em correspondência com o desenvolvimento do homem. A altura está ligada ao pensamento, a profundidade, ao sentimento, e a largura, à actividade.

Por isso, não se deveria falar de pensamentos profundos, mas de pensamentos elevados, nem de sentimentos elevados, mas de sentimentos profundos. Quanto à actividade, ela deve ser ampla, vasta.

No decurso do seu crescimento, a árvore desenvolve-se sucessivamente nestas três direcções. Primeiro, do germe nasce uma raiz que mergulha no solo. Depois, quanto mais a raiz cresce e se enterra profundamente, mais a árvore pode crescer e alargar-se. Em seguida, forma-se o tronco, que ganha altura pouco a pouco. Uma vez garantidas a profundidade das raízes e a altura do tronco, a árvore estende amplamente os seus ramos.

O homem deve crescer à maneira da árvore. Só depois de ter aprofundado os seus sentimentos é que ele pode elevar o seu pensamento; e, quando o seu pensamento se tiver elevado, ele poderá alargar a sua actividade.


Omraam Mikhaël Aïvanhov

1 comentário:

Carla Zenóglio de Oliveira disse...

Resumindo e concluindo, sintam em primeiro lugar sempre!
Uma visão romantica da vida...
Beijinhos nossos,